
Tigre Siberiano retorna à sua terra natal após 70 anos extinto
Após anos de estudos e esforços para a conservação do tigre, a espécie foi vista em sua terra natal após 70 anos Serie:: Animais Silvestres e Exóticos - Tigres https://ndmais.com.br/animais/tigre-siberiano-retorna-a-sua-terra-natal-apos-70-anos-extinto/
VIDA E AMBIENTEDOUTOR ZOOECOPOLITICAS PUBLICAS AMBIENTE FLORESTALCONSCIENTIZAÇÃOBEM ESTAR ANIMALBIBLIOTECAS VIRTUAISZOOTECNIAARTIGOS TÉCNICOSCURIOSIDADESEDUCATIONANIMAIS SILVESTRESTECNOLOGIANOTICIAS COBRAS E SERPENTES
Doutor Zoo
10/16/2024



Tigre Siberiano retorna à sua terra natal após 70 anos extinto
Após anos de estudos e esforços para a conservação do tigre, a espécie foi vista em sua terra natal após 70 anos
Depois de 70 anos de extinção, uma espécie de tigre retornou para o seu local de origem. O retorno só foi possível após esforços de especialistas que buscavam a conservação desses animais.
Muitos caçadores procuravam essa espécie em busca de sua pele, o que culminou na diminuição desta população e, por fim, na extinção completa dos mamíferos no Cazaquistão, país da Ásia Central, um de seus principais habitats.
Mas após o esforço governo do Cazaquistão, que contou com a colaboração de especialistas do WWF (World Wildlife Fund) e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), esses animais conseguiram retornar ao local, após 70 anos.
Mamíferos retornaram ao Cazaquistão
Um casal de Tigres-siberianos foi transferido do Santuário Anna Paulowna, nos Países Baixos, para a Reserva Natural Ile-Balkhash no Cazaquistão.
Bodhana e Kuma serão alojados em um recinto semi-natural de três hectares nesta reserva e espera-se que os seus futuros filhotes sejam libertos para se tornarem os primeiros tigres selvagens a habitar a região em décadas.
De acordo com o portal National Geographic, o casal de mamíferos são os primeiros de vários planejados para os próximos anos, e que o objetivo é construir uma população saudável de cerca de 50 Tigres-siberianos até 2035.
“Hoje é marco histórico de conservação no retorno dos tigres ao Cazaquistão e à Ásia Central. Esta reintrodução é um passo fundamental não apenas para devolvê-los ao seu habitat histórico, mas também para recuperar a natureza de todo um ecossistema”, comentou Stuart Chapman, chefe do programa Tigers Alive da WWF.
Tigres ameaçados de extinção em todo o mundo
Os tigres (Panthera tigris) são classificados como espécie em extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
No início do século XX, estimava-se existiam cerca de 100 mil tigres na natureza, mas esse número foi drasticamente reduzido. Em 2013 restavam apenas 3 mil exemplares.
Laura Moreno, chefe do programa de espécies do WWF, afirmou à National Geographic sobre a quantidade de tigres em cativeiro.
“Há 20 mil em cativeiro. Estamos extinguindo a espécie, ela está desaparecendo na natureza, enquanto cresce o interesse em mantê-la em cativeiro ”. No entanto, existem pequenos sinais encorajadores.
Moreno destaca que, em 2016, pela primeira vez em décadas, a população desses mamíferos selvagens apresentou um ligeiro aumento, chegando a 3.800 exemplares. “É um pequeno aumento, mas em meio ao declínio oferece esperança”, finalizou.
Foto: Espécie de Tigre volta a seu habitat após 70 anos – Foto: National Geographic/Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br/animais/tigre-siberiano-retorna-a-sua-terra-natal-apos-70-anos-extinto/