Controle das Principais Pragas Urbanas

características e controle das principais pragas urbanas Autor (a:) Rayan Enriko Sousa Santos Prof. Orientador Délcio César Cordeiro Rocha ICA/UFMG

EDUCATIONFEATUREDZOOTECNIACULTUREVIDA E AMBIENTEDOUTOR ZOOARTIGOS TÉCNICOSCURIOSIDADESBEM ESTAR ANIMAL

Doutor Zoo

7/31/2024

Controle das Principais Pragas Urbanas 

Autor: Ryan Enriko Sousa Santos

Prof. Délcio César Cordeiro Rocha ICA/UFMG

 INTRODUÇÃO:

Nas áreas urbanas, a convivência com diversas pragas é um desafio constante, afetando a qualidade de vida e a saúde dos moradores.

Entre as mais comuns e preocupantes estão os mosquitos, moscas, ratos, escorpiões, baratas, cupins e formigas. Essas pragas não apenas causam desconforto e prejuízos materiais, mas também podem ser vetores de doenças e infecções, representando uma ameaça significativa à saúde pública.

Com a urbanização crescente, a gestão e controle dessas pragas tornam-se essenciais para garantir um ambiente seguro e saudável.

Cada uma dessas pragas possui comportamentos e características únicos, exigindo abordagens específicas para seu controle e erradicação eficaz.

1. Cupins

São péssimos para moveis de madeira pois com suas mandíbulas afiadas, eles detonam a madeira para se alimentar.

MEDIDAS DE CONTROLE: Soluções à base de vinagre, óleo de cravo ou óleo de laranja podem ser eficazes para pequenas infestações

2. Ratos

Ratos contaminados transmitem mais de 55 doenças, seja pela urina ou pela picada de pulgas que vivem em seu corpo. A doença mais reconhecida é a Leptospirose

MEDIDAS DE CONTROLE: Evitar acúmulo de entulhos que possa constituir abrigo aos ratos. Manter terrenos baldios limpos. Não deixar alimentos expostos onde os ratos possam ter acesso.

3. Formigas

Formigas podem carregar parasitas nas patas, então são capazes de transmitir microrganismos de um local para outro, contaminando áreas inteiras.

MEDIDAS DE CONTROLE: O seu controle pode ser realizado com ouso de iscas a base do óleo de nim e do gergelim. Também pode ser usado inseticidas. Medidas preventivas são uma ótima opção.

4. Moscas

Quando pousam num alimento, as moscas liberam saliva para dissolvê-lo. E esse processo pode transmitir agentes patógenos, contaminando a comida.

MEDIDAS DE CONTROLE: O seu controle pode ser realizado com soluções feitas em casa com vinagre, água e cravo. Também pode ser usado inseticidas. Medidas preventivas são uma ótima opção.

5. Baratas

As baratas podem carregar sujeira e transmitir microrganismos prejudiciais por onde passem.

MEDIDAS DE CONTROLE: Soluções feita em casa com açúcar e bicarbonato, medidas preventivas são uma ótima opção, a compra de venenos também é bom.

6. Escorpiões

Escorpiões são peçonhentos, sua picada é dolorida. Em alguns casos, o veneno é tão potente que pode levar à morte.

MEDIDAS DE CONTROLE: Medidas preventivas é a melhor opção, mas a compra de venenos também é uma opção.

7. Mosquitos

Mosquito da dengue (Aedes aegypti), o mesmo carrega um vírus que pode contaminar o humano com sua picada que é muito prejudicial para saúde.

MEDIDAS DE CONTROLE: Medidas preventivas é a melhor opção, mas também podemos combate-lo com o controle biológico, Bacillus thuringiensis israelensis (Bti).

Considerações finais

Podemos observar que as medidas preventivas é sempre a melhor opção, mas caso não tenha resolvido o problema, a utilização de domissanitários, produtos químicos de uso controlado, autorizados pela Vigilância Sanitária.

Eles eliminam os focos de infestação e impedem que novas pragasse alastrem, a utilização do mesmo não afeta a saúde e o meio ambiente.

Referências

https://ihoffmann.com.br/blog/piores-pragas-nas-grandes-cidades/ https://www.dengue.pr.gov.br/Pagina/Comocombater#:~:text=A%20melhor%20forma%20de%20preven%C3%A7%C3%A3o,recipientes%20pequenos%2 C%20como%20tampas%20de http://saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencasvetores/programas/animais-incomodosepeconhentos/oescorpiao#:~:text=O%20escorpi%C3%A3o%20ou%20lacraus%20%C3%A9,e%20pela%20cauda%20(metasom)

https://paulista.pe.gov.br/2024/dinamico/noticia-detalhe.php? id=2448#:~:text=Este%20m%C3%A9todo%20consiste%20em%20juntar,completo%2C%20levando%20%C3% https://www.scielo.br/j/esa/a/NMRSwCsvrgKGTGpD3LmyWQM/#:~:text=O%20controle%20de%20moscas%20sinantr%C3%B3picas,taxa%20de%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20de%20insetoss

https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/pragas-domesticas-medidas-preventivas-para-o-controledeformigas#:~:text=%2D%20N%C3%A3o%20acumular%20madeira%20em%20locais,se%20tamb%C3%A9m%20outras%20pragas%20urbanas. https://portal.barueri.sp.gov.br/arquivos/sites/SS-Secretaria_Saude/vigilancia_sanitaria_2023/Roedores.pdf

Como Citar:

Portal AMBIENTE EM FOCO. SANTOS, R. E. S.; & ROCHA, D. C. C. Controle das Principais Pragas Urbanas. Projetos: Aprendendo com as Plantas e Animais na Mini Fazenda/ Eco Cidadão do Planeta. Série: Desmistificando a Zootecnia/ Comportamento e Bem Estar Animal. Ponto de Vista/Artigo técnico nº15. Publicado em 2024. Disponível em: https://ambienteemfoco.com/controle-das-principais-pragas-urbanas . Acesso em DIA/ MÊS/ ANO.

Related Stories